REC é um filme que tem um começo meio chatinho, mas com o desenrolar da trama vai ficando mais interessante e prendendo a atenção de quem assiste, e com cada cena no final ficando cada vez mais perturbadora, quem gosta de filmes com cenas bem pesadas vai gostar. Uma coisa que achei muito legal no filme é utilizarem a câmera na mão dos personagens deu um ótimo toque para narrativa, e tenho que admitir que essa meio de filmar me deu um nervoso porque você só tem a visão que os personagens têm, e não um câmera mais aberta dando uma visão geral. Para mim a forma da gravação deu um toque muito bom para o filme porque além de dar um nervoso e também quem assiste sente uma certa ansiedade porque dá a sensação que estamos no meio da ação, então sentimos o pânico e confusão que os personagens também sentem.
Agora falando da atuação, posso dizer que foram boas atuações, conseguindo transmitir bem as emoções. Em destaque a protagonista que mostrou bem a curiosidade de uma repórter e como as consequências dessa curiosidade levou ela a situações perturbadores, e ela mandou bem durante a transição das situações, de uma gravação normal até uma série de assassinatos com monstros. O elenco de apoio também entregou uma boa atuação, deixando a atmosfera do filme mais tensa e desespero, sem contar que por serem pessoas bem diferentes trouxe um toque a mais de coas para as situações.
Mesmo os monstros do início do filme não sendo tão assustadores, o monstro do filme trouxe um grande impacto para o filme. As criaturas no início são como uma mistura de zumbis e vampiros porque eles mostram um certo raciocínio e vontade de sangue ou carne humana, mas não como zumbis que querem devorar carne, eles só transformam as pessoas pela mordida como um tipo de vampiro. E a criatura que aparece mais para o final do filme me deu um nervoso / medo pela forma que retrataram no filme, tendo uma forma mais bizarra e eu não esperava ser daquele jeito.
Falando do filme no geral, eu indico, mas se você curte filmes de terror que prendem a atenção do início ao fim vai ficar meio entediado no início, mas vai curtindo mais o filme depois que a descoberta dos monstros. Ou se você gosta de filmes que os monstros ou criaturas sejam bem detalhadas, assustadoras ao ponto de ter pesadelos ou até mesmo aquelas que pregam mais o clássico não vai gostar dos monstros do início, mas pode se surpreender com o monstro do final. Eu gostei do filme e fiquei curiosa para ver os outros da saga, mas não posso dizer que achei maravilhoso, achei que é mais um filme para aqueles dias que não sabe oque quer assistir, então coloca um filme que não demanda muita atenção ou até mesmo um filme para passar tempo com os amigos.
REC foi um filme que no início não conseguiu me agradar e queria ficar adiantando toda hora, mas isso é porque meu tipo de filme de terror é aquele que te prende desde o início do filme, com uma cena impactante logo de cara. Começamos vendo como a principal é uma repórter chata de um programa que deve ter no máximo 10 expectadores, mas quem diria que a última reportagem dela seria tão legal, se tivesse ido ao ar seria o maior furo da vida dela. Tudo começa com uma velhinha muito louca que ataca um policial, dai para frente o caos e loucura se instalam, com pessoas se tornando criaturas infectadas que o objetivo é infectar mais e mais pessoas.
No início do filme achei que a atuação da repórter estava meio chatinha, mas aí com o crescente aumento do terror, posso dizer que ela conseguiu transmitir todo o choque que passou durante o filme e dando um destaque para o final do filme onde ela conseguiu mostrar muito bem o terror em seus olhos. Mas na minha opinião o melhor ator foi a que interpretou o monstro no final, que com um jeito de andar, forma e até os sons me deram um certo nervosismo, já que no começo e meio do filme só vimos monstros que pareciam mais zumbis sem graças. Esse toque da revelação da origem da infecção que está ligada a experimentos religiosos e possessão demoníaca, elevou para além de um filme de terror com zumbis, e com a cena final da repórter sendo arrastada para a escuridão, foi um ótimo truque para passar a sensação de angústia.
Agora pensando no filme inteiro, acho que de cara não me agradou muito, mas com o decorrer da história foi chamando mais a minha atenção. Apesar de parecer um filme comum de zumbis, a estética do filme ficou muito boa, trazendo bem o clima de terror, medo, ansiedade e angustia que os personagens sentiam constante mente sendo perseguidos por monstros que queriam te transformar em um deles. Para mim o ponto mais legal do filme foi a grande revelação do final que além de dar uma nova perspectiva da infecção também pesou mais o clima com uma criatura bem mais assustadoras que os zumbis. Então se você der uma chance a um filme que parece só mais um clássico de zumbis vai ver um final bem interessante, e eu espero que as sequências desse filme sigam o mesmo caminho e não decaiam como outras sequências.