Efeito Borboleta

Nome Original: The Butterfly Effect
Direção: Eric Bress e J. Mackye Gruber |
Ano: 2004 |
Duração: 1h53 |
7.6

Um jovem com memórias suprimidas de sua infância encontra uma técnica que o permite viajar ao passado. Dentro de seu corpo quando criança, ele pode mudar a história.

Nota do Filme

Nível de Medo

Nível de Tensão

Nível de Impacto

Onde Assistir

Crítica Macabra by Bia

Free Zone
Spoiler Zone
“Efeito borboleta” é um thriller psicológico que foca em explorar a ideia de que voltar no tempo para mudar algo que aconteceu mesmo que seja algo pequeno pode trazer consequências maiores e bem piores do que aconteceu se não tivesse mudado. Focando no protagonista que pode voltar no tempo tentando dar um futuro feliz para todos que ama, apagando traumas e impedindo suas mortes. Mas não seria tão fácil assim, já que o foco do filme é mostrar as consequências de até a menor mudança, mas óbvio que o prota pensou “Já tá tudo uma merda mesmo não tem como ficar pior” e continua tentando e tentando. O filme tem uma narrativa que consegue prender quem assiste com a abordagem de viagem no tempo, deixando quem assiste ansioso para saber se todas as tentativas de mudar o passado finalmente darão certo e todos estarão felizes. No meio do filme o ritmo começa a acelerar cada vez mais e a cada mudança as consequências vão ficando cada vez mais sombrias. E agora falando do final que pode ser uma resolução impactante ou parecer meio forçado e com pontas soltas, mesmo assim o final traz uma reflexão sobre o destino, escolhas e suas consequências. Durante o filme eu pensei que essa ideia de mudar algo do passado era uma boa ideia, mas vendo todo o trabalho que o protagonista teve acho que é bom ninguém ter essa habilidade. Porque vemos a determinação dele se perdendo e se afundando no desespero e toda a produção e atuação do ator conseguiram transmitir bem essa sensação de desespero. No final desse filme você vai começar a ficar feliz com tudo na sua vida, mesmo que esteja em um dia ruim você vai lembrar do filme e pensar que tudo poderia estar bem pior. Um aviso pra quem for assistir: não perca a atenção no filme mesmo que em algum ponto perca o interesse porque esse é um daqueles filmes que se você piscar pode perder algo importante e não entender mais o que está acontecendo, e falo isso por experiência própria.
A ideia do filme de mostrar como as ações têm consequências e essas consequências podem ser bem e bem ruins e que mesmo achando que está no fundo do poço achando que não pode piorar, surpresa!! pode piorar ainda mais. Nas primeiras viagens temos a esperança de que tudo pode finalmente dar certo para ele mas essa esperança acabou bem rápido, e o pensando “porque ele só não aceita a merda toda e desiste já que nada dá certo”, nesse ponto já entendi que ele não ia conseguir ajudar ninguém e só ia piorar ainda mais a vida dele e das pessoas com quem ele se importa. Mas teve um futuro que os amigos e a garota que ele gosta estavam felizes e ele era o único com a vida fodida, então finalmente seus esforços de ajudar eles funcionou, mas como ele era o único todo lascado, ele decide voltar e mudar isso, eu achei meio egoísta mas convenhamos quem iria querer ficar na merda e ser o único com a vida lascada. Quanto mais viagens, mais os eventos começam a sair do controle e vamos vendo a mente dele se deteriorando cada vez mais. E mesmo tendo um motivo nobre de ajudar as pessoas que ama nada dá certo, e aí já vi que é o destino dele não conseguir ajudar eles e enlouquecer com isso tudo. Aí ele finalmente acha um jeito de resolver tudo, que é não existir na vida dos amigos, mesmo sendo uma solução bem extrema, vemos como ele chegou ao limite. Mas o filme tem uma natureza que implica que uma tentativa extrema não seria facilmente a solução para tudo. Esse filme é um daqueles com uma história bem interessante, mas meio confuso, assim como deveria ser um filme de viagem no tempo, e se você não prestar atenção pode perder um mísero detalhe e se perder na história. Toda a produção do filme conseguiu nos proporcionar um filme sobre viagem no tempo muito bom. Se você quer ver um filme que vai mexer com a sua cabeça esse é o filme certo, já que vai ver que mesmo a atitude mais nobre não vai ter boas consequências, e como a determinação não adianta muito com as viagens no tempo. Eu achei que mandaram muito bem em mostrar a deterioração do espírito e da mente do protagonista, ainda mais que a última solução dele foi tentar se matar. Mas para esse filme é um daqueles que não pode perder a atenção nem por um segundo para não perder nada, mesmo que o início não seja muito agitado, já tem muitas informações que são importantes durante o filme. E se não entender tudo de primeira não pense que é idiota, só não prestou atenção e perdeu um detalhe.
Picture of Bia

Bia

Apaixonada por filmes de terror, Música pesada e totalmente sem paciência!!! Estudante de Exatas, escritora e desenhista!!!

Críticas de parceiros

Tomamos a liberdade de colocar críticas de especialistas que acompanhamos e recomendamos fortemente que acompanhem seus canais

Deixe sua avaliação para Efeito Borboleta

visitante

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Faça parte de nossa equipe

Você gosta de filmes de terror, gosta de debater e assistir esses filmes, faça parte de nossa equipe e seja um crítico macabro